sweaty facts

COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE SUOR

Nem todo suor é igual. Na verdade, há dois tipos distintos de suor, criados por dois tipos diferentes de glândulas. As glândulas écrinas, que podem ser encontradas nas mãos, nos pés e na testa, produzem o suor que é 99% água e, portanto, praticamente sem odor. As glândulas apócrinas, entretanto, podem ser encontradas perto da virilha e nas axilas e são as maiores responsáveis pelo mau odor.

Há diferenças também entre o suor que surge em situações de calor ou esforço físico e as situações que fazem você suar frio, como aqueles momentos de tensão. Por isso, dependendo da situação delicada em que você se meteu, diferentes tipos de glândulas vão começar a fazer hora extra. Com vocês, alguns cenários suados clássicos:

  1. ESPORTES
  2. ENCONTROS
  3. TRABALHO
  4. ESTRESSE

ESPORTES

Sair para uma corrida ou participar de qualquer tipo de atividade física fará com que seus músculos trabalhem mais e aumentará a sua temperatura corporal. Exercícios fazem com que suas glândulas écrinas produzam uma mistura de água, cloreto de sódio e potássio para ajudar seu corpo a esfriar.

ENCONTROS

Algumas situações provocam aquele suor incontrolável, como, por exemplo, o nervosismo de um primeiro encontro romântico. Axilas molhadas, testa pingando e palmas das mãos suadas são algumas das reações comuns do corpo em casos desse tipo. Fique atento: suar muito nessas horas pode acabar com suas chances de se dar bem!

TRABALHO

Um prazo impossível de cumprir, a espera para uma reunião ou apresentação decisiva com aquele chefe que te estressa podem fazer você "suar frio". Por isso, cuidado: o simples medo de ficar suado nestas situações pode ser o bastante para você suar ainda mais. Respire fundo e esteja protegido com o novo desodorante NIVEA MEN Stress Protect.

ESTRESSE

Ansiedade, medo e até alegria. O corpo reage imediatamente aos estímulos nervosos e acaba por criar um tipo específico de suor, diferente do mais conhecido, o suor térmico. O suor de estresse pode acontecer em qualquer lugar e nem mesmo o melhor aparelho de ar condicionado pode salvá-lo. Diferente do suor térmico - que aumenta de forma lenta e estável -, o suor induzido pelo estresse ocorre como um "surto de suor" repentino. Além da cachoeira de emoções, o suor de estresse ativa as glândulas apócrinas, responsáveis por um odor corporal mais forte.