sweaty facts

DEZ COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O SUOR

ALIMENTAÇÃO

Existem situações em que o seu suor terá um odor natural, como, por exemplo, após comer pratos cheios de curry, alho ou cebola.

PÉS SUADOS

A maior parte das suas glândulas sudoríparas estão nos seus pés, não nas suas axilas.

DEIXANDO SUA MARCA

Sabe aquelas manchas amareladas deixadas nas camisetas na região das axilas? Não há nada de errado com você. Elas são causadas pelos ácidos graxos liberados com o suor produzido pelas glândulas encontradas na região das axilas.

TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA

Camelos podem suar até 25% de seu próprio peso corporal e permanecerem hidratados. Nós não somos tão resistentes assim. Um homem poderia morrer após suar 12% de seu próprio peso corporal.

OS INGREDIENTES DO SUOR

A composição do suor difere de pessoa para pessoa, mas é, em sua maior parte, composta de água, sal e resíduos metabólicos e eletrólitos. É por essa razão, que bebidas isotônicas – que são ricas em eletrólitos -, são indicadas após malhar para a reposição de resíduos.

HOMENS X MULHERES

Mulheres possuem mais glândulas sudoríparas do que nós homens, mas, temos a tendência de suar duas vezes mais do que elas.

AUMENTO NO TERMÔMETRO

Quanto maior a umidade do ar, mais difícil fica para o suor controlar a temperatura corporal. Nestes casos, você ficará super aquecido, portanto, exercite-se com cuidado em climas úmidos!

LITROS E MAIS LITROS

Cuidado! Homens podem perder até dois litros e meio de água ao se exercitarem. E aqueles que não estão acostumados a malhar em climas mais quentes podem suar até três litros.

ROTAS DE SAÍDA

O corpo humano tem entre três e quatro milhões de glândulas sudoríparas por todo o corpo. A grande maioria está nas mãos, nos pés, na testa, nas axilas e na virilha.

SUOR DE ESTRESSE

Já sentiu aquele suor frio em momentos de tensão? É o nosso corpo reagindo aos estímulos nervosos, criando o famoso suor de estresse. Essa reação também ativa as glândulas apócrinas, responsáveis por um odor corporal mais forte.